quarta-feira, 17 de junho de 2009

COMO APRENDEMOS A FALAR?

Quanto a aquisição da linguagem existe um velho debate entre duas teorias muito intrigantes - nature (natureza) versos nurture (ambiente), que podemos denominar como, o inato e o adquirido nos estudos em aquisição da linguagem. Os precursores dessas teorias são os estudiosos da Psicolinguistica Chomsky e Skiner.

O Comportamentalista Skiner defende a tese que, para a aquisição de linguagem é necessário que a criança esteja em interação com a sociedade e desenvolva a habilidade da fala por meio de estímulo e resposta, como quem aprende por exemplo a andar de bicicleta. Chomsky contesta essa teoria dizendo que a capacidade de aquisição da linguagem humana é inata, pois existe na mente uma gramática universal pronta, que é apenas ativada no período de 18 a 24 meses de vida da criança, e ela começa a falar quase que instantaneamente, Comsky se basea ainda em Platão que diz - "Como sabemos tanto diante de experiências de fala tão pobres e fragmentadas."


Pensando nisso realmente ficam dúvidas - No que acreditar? Será mesmo que temos na mente um dispositivo que é acionado num determinado período da vida e começamos a falar automaticamente? Se é assim, porque as crianças lobo não podiam se comunicar pela língua humana? Por outro lado será que isso explica o porque, somente a raça humana tem a capacidade de se comunicar por um determinado código linguístico?


Mas contudo, essas teorias são melhores explicadas e definidas pelos estudos de Piaget e Vigostski, que usam conceitos interacionais e construtivistas para explicar melhor como se dá a aquisição da linguagem na criança.

Na próxima postagem irei falar um pouco mais sobre essas teorias.

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